dezembro 01, 2012

Nações


Paz de Palestina - de Israel Adesivos Redondos

"Não será uma decisão da ONU a quebrar quatro mil anos de vínculo entre o povo judeu  e a terra de Israel". - primeiro ministro israelita

É o tipo de comentário que não ajuda à paz. Pelo contrário...

Eu cá estou satisfeita por conhecer a decisão da ONU, votação de nações em larga maioria, que não deixa dúvidas. Ainda bem que Portugal votou a favor. Traduz exatamente o que penso. Independentemente das crenças religiosas, este é um problema territorial, e daí político. E é uma disputa que tem de ter um fim. Isto pode ser um bom começo. Para quem quer uma solução, está claro....

6 comentários:

  1. Também gostei da postura de Portugal e congratulo a ONU pela retidão da sua decisão. Infelizmente, Israel não parece procurar uma solução para o conflito. Não faz cedências e não facilita o diálogo.
    Recentemente, li uma notícia que revela a postura intransigente e inflexível do embaixador de Israel em Portugal. Numa conferência intitulada "Portugal e o Holocausto, aprender com o passado, ensinar para o futuro", criticou duramente Portugal por ter sido o único país que colocou a bandeira a meia haste aquando a morte de Hitler. Concentrando-se unicamente nos erros do passado que diversos países cometeram, o embaixador não enxerga, porém, os erros que o seu país está a cometer no presente e não entende que o futuro não se pode construir se vivermos de forma obcecada no passado. Marla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nota-se muita intransigência. Anunciaram já a construção de mais colonatos e o vergonhoso Muro, algo que julgámos já não ser possível, continua a erguer-se... Esperemos pelas eleições, a ver se muda alguma coisa e vêm mais moderados para o governo israelita. Se sim, contando com o Abbas, será certamente melhor.

      Eliminar
  2. A questão israelo-palestiniana é muito complexa, mas qualquer solução tem de passar pelo respeito entre as partes e, para isso, é importante que a Palestina também seja reconhecida com um Estado.
    Também me congratulo com a decisão da ONU.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Absolutamente. O povo palestiniano merece-o. Desde há muito, muito tempo. Têm pago pelas decisões de governantes e de extremistas. De lado a lado.

      Eliminar
    2. É um dia histórico. Veremos quais vão ser as consequências na prática, porque da ONU não podemos esperar mais do que esperamos dos USA.

      Eliminar
    3. História, sem dúvida. Vamos ver...

      Eliminar