novembro 12, 2011

Histórias da meninice


A minha professora da escola primária era a D. Maria Augusta. Uma mulher alta e de constituição forte, austera na forma de vestir e na reputação que construiu. Muitos miúdos temiam-na e um chegou mesmo a confidenciar-me, muitos anos mais tarde, que tinha odiado a escola e que nunca mais quisera estudar.
Tinha dois filhos, uma menina, mais velha, e um menino meiguinho de ar adoentado, grandes olheiras e um sobretudo no inverno, que se chamava Zézinho. A professora morava num bairro chique da cidade, mas sei que rumou a sul,  algum tempo depois da tragédia. Nunca mais soube dela.
Relembro-a incontáveis vezes, faz parte do meu ideário de menina, num tempo em que fui feliz na pequena escola de uma área que também eu deixei para trás. Severa, sem dúvida, fama de exigente, e igual proveito. Mas era uma figura que eu admirava, que me ensinou e preparou muito bem, que me cativava para a aprendizagem, que me estimulava quando me destacava. "É sempre a nossa desenhista", disse, enquanto sorria e afixava um desenho meu no placard, e enquanto eu exultava, contente, com a pequena vitória no pequeno concurso de artes.
Quando estive doente com uma infeção intestinal, e no tempo que o médico ia a casa, foi visitar-me. Alegrou-me a sua visita - na verdade, reverenciava-a, fruto também de um enorme respeito que havia, naquela altura, para com os professores. Era comum dar-se presentes (hábito que quero absolutamente preservar com a educadora do meu pequeno). Numa ocasião, compramo-lhes  um exótico elefante numa feira de artesanato, que lhe fomos depois levar a casa. Não me lembro dos outros.
Um dia, veio a notícia triste. O Zézinho falecera.  Fiquei muito preocupada durante semanas. No nosso livro de Português, lá mais para a frente, havia uma lição com um menino chamado Zézinho. Como evitar que a professora Maria Augusta passasse por tamanha dor? A de repetir e relembrar o seu pequenito desaparecido precocemente? Andei a magicar naquilo. Disse, então, aos meus colegas para colarmos todos as folhas para que aquelas duas páginas desaparecessem miraculosamente - assim, aquando da altura da lição diríamos à senhora professora que não tínhamos nada disso no nosso manual. A ideia, tonta de inocência, não foi adiante. Mas lembro-me perfeitamente da minha angústia e depois do dia em que chegou a lição e da professora dizer - como compreendem não a vamos dar. E de como, de maneira simples, ultrapassou aquela página.
A minha escola primária permanece, ainda hoje, como uma feliz memória de tempos maravilhosos untados a frescura e deslumbre. Do gosto por aprender às brincadeiras do recreio, da excelente aluna que era à dor da professora vestida de preto até ao fim da escolaridade, dos dias de festa assinalados por almoços e cartõezinhos especiais às caminhadas traquinas em grupo até à escola.
Que doce recordação, apesar de tudo, a dos meus dias de escola terem sido assim.

4 comentários:

  1. Bela viagem. todos devíamos poder recordar a infância como vibrante e feliz!
    Também me recordo bem da minha professora Eugénia, em muitos aspetos idêntica à tua. ela cantava em igrejas e tal, e às vezes ia rouca para as aulas! :))) tempos de grande disponibilidade interior. Luísa

    ResponderEliminar
  2. Oh bolas, perdi o comentário!
    2.
    Adorei a sensibilidade da ideia de colar as páginas (a D. Maria Augusta teria adorado a demonstração de carinho) e só por isso percebo bem onde irá o André buscar as suas grandes ideias!
    Como eu digo às vezes aos meus alunos "gostei tanto de andar na escola que continuo aqui!"

    ResponderEliminar
  3. doce viagem à infância... aproveitei a boleia para ver lá longe a D. Júlia, a minha primeira professora. Foi bom...

    um beijo

    luís c.

    ResponderEliminar
  4. Boleia dada com todo o gosto:) Beijinhos Luís :)

    Pois Luísa, belos tempos, no tempo em que o tempo não corria. Bjs

    Sara, eu gostei mais de ser aluna:)Fui bem mais feliz - diferente, claro. Mas compreendo o que dizes . Big kiss

    ResponderEliminar