novembro 03, 2011

A friend to all is a friend to none


A M. é amiga de toda a gente.
Almoça com muitos colegas, com qualquer colega, convida novos e velhos colegas todos os dias.
Diz coisas sem parar, fala e fala, socializa muito.
É simpática, sorri e parece que está sempre de bem com tudo.
Não tem problemas, pergunta pelas novidades e sabe sempre as notícias.
É popular e controlada.
Gosta de todos.

A frase de Aristóteles aplica-se extraordinariamente bem a este caso, porventura não único. Certamente não único. Esta multiplicidade é irritantemente impossível e reflete uma total ausência de paixão. A M. não se dedica a uma pessoa ou outra um pouco mais, não conforta nem ouve, sobretudo não sente. É alguém que se carateriza por uma fina frieza, por uma estranha aparência de cumplicidade, por um laço afetivo que é um total logro.
Porque os afetos significam também exclusividade, e significam sentir e sofrer com os outros,  partilhar.
A amizade é essa partilha, agora estou bem agora estou mal, e tu também. Não deve ser obsessiva - daí a sua grande diferença em relação ao amor - , não deve cobrar, não deve limitar, deve ser livre, espontânea, honesta. Deve ser baseada na verdade. Todos os sentimentos, alegrias e dores são entendidos na verdadeira amizade. E essa base de que falava não se alicerça no número e na quantidade e numa esquisita e desapaixonada forma de gostar igual para todos.

A M. é amiga de todos e não é amiga de ninguém.

Poderá haver um lado M, em todos nós, quando falamos da maior parte das relações de trabalho, essencialmente. Mas haverá certamente o outro, o mais exclusivo, o mais seletivo, o mais verdadeiro, o que funciona movido a paixão. E, desta forma, identificaremo-nos apenas com alguns colegas - ao almoço ou para além dele. Seremos, então, amigos apenas de alguns.  E já estamos cheios de sorte.





2 comentários:

  1. Bom, isto soa-me a indivíduos de signo gémeos, especificamente do sexo feminino. Lamento a quem se possa sentir ofendido/a, mas a grande maioria das mulheres gémeos que tenho conhecido ao longo da minha vida, tendo qualidades como todas as outras pessoas, destacaram-se pelos seguintes defeitos: um grande distanciamento,frieza, egocentrismo,calculismo, maquiavelismo, muito flirt e pouco envolvimento na vida social, no sentido em que se dá com todos mas não é amiga de ninguém. Eu não sou a pessoa ideal para me pronunciar de uma forma imparcial sobre este signo, pois as poucas amizades que estabeleci com mulheres gémeos não sobreviveram e as outras deixaram cicatrizes. Mil desculpas, mas este não é de todo o meu signo favorito! Tenho dito. Marla

    ResponderEliminar
  2. Não é um texto sobre uma pessoa - é sobre um estilo de pessoas. M. é simbólico. Serve para ilustrar a frase do título que me parece absolutamente verdadeira. De facto, chá e simpatia não aquecem se não houver coração. A amizade reclama afeto e sentimento, tão somente.

    ResponderEliminar