novembro 09, 2011

Geocentricidades


Um aluno meu mostrava a sua tristeza porque um americano no chat dizia que Portugal estava muito abaixo dos EUA. E estava ainda mais dececionado porque, dizia, os americanos não sabem onde fica Portugal. Pensam que é uma província espanhola, rematou.
Sorri.
Disse-lhe que há cerca de 10 anos uma conhecida, licenciada em, digo não digo, vá lá, História, não sabia onde era a Tunísia. Ele ficou a pensar e perguntou-me se ficava ao pé do Egito. (Sim, custa tirar o p, aqui.)
Acrescentei que os países de pequena dimensão ou pouco impacto tecnológico ou mediático são esquecidos relativamente à sua geografia (e a tudo o resto, consequentemente). Saberão todos onde fica a Roménia? Ou o Nepal? E tantos outros? Sabem os países vizinhos, basicamente. É que acabamos todos por ser muito geocêntricos. Se nos diz respeito, se faz parte da nossa esfera, ou das nossas imediações, conhecemos. Se não, não.
Claro que gostaria que os americanos, quase lendários no desconhecimento da geografia fora das américas, e não só, soubessem identificar o meu país. Mas há muitas histórias paralelas que ilustram o desconhecimento ou o desinteresse por estas questões culturais e espaciais. Uma amiga que está na Alemanha dizia-me que uns amigos a convidaram a ir à barraquinha de Marrocos numa feira cultural. Ela respondeu que era a barraquinha da Tunísia  e eles disseram que era a mesma coisa.
Marrocos e Tunísia não são, pois está claro, a mesma coisa, assim como Portugal e Espanha não são a mesma coisa, por muitas semelhanças linguísticas e geográficas que possam ter. Mas isto dirá muito da importância dos países em termos de impacto cultural, decorrente, sem margem para dúvida, do seu poderio políticoeconómico. Já para não falar das  geo atrocidades que são cometidas pelos estudantes.
Assim sendo, lembrei-me agora de um aluno na disciplina de História que localizou, num teste, a Grécia na África do Sul. Colocar a nação helénica em baixo foi de uma capacidade de previsão invulgar para um puto de 14 anos, uma verdadeira premonição da tragédia grega, pondo-a, no fundo,  a atravessar  o Cabo das Tormentas.
E, claro, certamente que terá sido um não pequeno tormento para a professora.

4 comentários:

  1. Excelente análise da razão porque temos dificuldades em apontar a localização dos países ditos menos desenvolvidos ou menos relevantes na esfera económica... mas se alguns lapsos são 'compreensíveis', outros há que não merecem perdão..!! A Grécia na África do Sul, por exemplo, acaba por ser 'premonitório', mas revela um total desconhecimento da fundação da democracia na Europa(e no Mundo), logo, um total desconhecimento de História e Geografia...

    A tendência para confundir Portugal com Espanha é enorme... a mim dizem-me quase sempre 'Madrid' quando falo no meu país ou, com mais pontaria, 'Porto' :) isso e 'Cristiano Ronaldo' :)

    ResponderEliminar
  2. Pois...:) Mas realmente o que quis dizer é que é um fenómeno transversal, o (des(conhecimento da geografia. Tem a ver com desinteresse pessoal (e ficamos por esta palavra) ou com o impacto dos países a nível global. Pronto, é isso. :)

    ResponderEliminar
  3. Como tão bem explicaste, a falta de importância politico-económica de muitos países e a falta de interesse de muitas pessoas em conhecer melhor o mundo "geográfico" faz com que se cometam essas falhas inadmissíveis de confundir Portugal e Espanha, Tunísia e Marrocos... Estas falhas acontecem mais frequentemente (mas não só)nas grandes potências que concentram a sua atenção sobre si mesmas e a sua grandiosidade, ignorando pequenas, insignificantes, mas grandes nações (e com um passado glorioso) como Portugal... Marla

    ResponderEliminar
  4. É, mas sabes que o presente tecnológico acabou com os passados - o nosso e os de outras nações/ civilizações. Quem diria que o Egito ou a Grécia já foram o que foram? E a Itália? Outros tempos, digo eu...

    ResponderEliminar