setembro 19, 2013

A importância de ser verdadeiro


Este verão provei pela primeira vez as tortas de Azeitão, pois estive umas boas horas nesta localidade. "As verdadeiras", acrescente-se. Pois foi isto que me foi dito no local onde as comprei, seguido de uma explicação mal humorada e infindável, que não foi pedida, sobre as abundantes falsificações das ditas cujas por parte de outros locais, nomeadamente hipermercados. Enquanto as tortas estavam a ser postas numa caixinha de papel, o homem, baixando-se e levantando-se para as colocar na embalagem, ia desfiando a história das verdadeiras tortas e praticamente mandando-nos calar porque queria, nitidamente, manter o discurso enquanto nós, fartinhos, o tentávamos apressar. Fomos muito pacientes (embora desgostados) com o homem das verdadeiras tortas mas quando chegámos ao carro desatámos a disparatar contra o proprietário - porque o devia ser - do estabelecimento (que não vou dizer qual nem onde fica). O husband recusou-se a comer as verdadeiras tortas, dizendo que o homem estava definitivamente com os azeites, enquanto eu me refastelei verdadeiramente com uma de imediato. O pequeno ouviu e registou tudo, como se comprovará de seguida. Há dois dias, por volta das 8.30 da manhã, levava eu o garoto para a escola. No carro, ele diz: Olha mãe, eu, se fosse eu, ia ter com o homem das azeitonas e dizia-lhe, olha meu amigo tu és um totó. Soltei uma estridente gargalhada. E assim chegámos, a rir, à escola. Hoje, o miúdo voltou à carga. Enquanto lanchávamos numa pastelaria, pergunta: e as tortas de Azeitão? Ri e disse: eu gosto muito, são muito boas. Pois, diz ele, mas o homem em vez de pôr azeitonas nas tortas devia pôr outra coisa.
Está, assim, descoberto o segredo pelo qual as tortas são "as verdadeiras". Afinal, são as azeitonas. E estar com os azeites também deve ajudar a apurar o gosto. Afinal, são as verdadeiras tortas de Azeitão.


P.S. Podem enviar-me estas tortas, "as verdadeiras", claro, sempre que quiserem. Eu deliciar-me-ei com elas e mais ainda por não me serem vendidas com um arrogante mau humor. Humor, compro o do pequeno.

8 comentários:

  1. Ahahahah! O pequeno é que tem razão. ahahahah!
    São boas, sim, "as verdadeiras", mas prefiro os ovos moles e as raivas. ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :):) Tem sido um fartote, a nossa passagem por Azeitão :)
      Ovos moles, jrd? Nem me fale, que perdição. :) Raivas? Hmmm, raiva nenhuma, só adoração :)

      Eliminar
    2. Ai, o André mata-me!!!! Por azeitonas nas tortas acho de muito mau gosto. Boa, André.
      Sagi

      Eliminar
    3. LOL Mau gosto, certamente! :) No wonder que não as tenha comido :)

      Eliminar
  2. Pois eu, de Azeitao, só os queijinhos.
    :-)

    ResponderEliminar
  3. O André é que sabe!
    Os vinhos da Quinta da Bacalhôa são uma delícia. E adorei o Moscatel, bem superior ao do Douro.
    Marla

    ResponderEliminar