dezembro 12, 2013

O essencial na fragilidade



O internamento, ainda que muito breve, num hospital ou numa clínica, ou  a passagem por um serviço de urgências ou atendimento permanente faz-nos confrontar com a extrema fragilidade de que todos padecemos. Mais cedo ou mais tarde, tem de haver um encontro com a debilidade física (ainda que seja mental, ela é orgânica), com a nossa impotência face ao superior a nós,  com a vencibilidade do nosso corpo. De nada nos vale o caráter, a vontade. Todos podemos, mais cedo ou mais tarde, passar por algum tipo de aflição ou sofrimento físico. E se, por sorte, não formos nós os grandes sofredores, basta olhar para o lado, para quem lá está e pior estará, para saber que o ser humano não é invencível. Ele é extraordinariamente inteligente, criativo, tem conseguido dominar parte da natureza e da adversidade dos males mas não é invencível. Sobretudo enquanto indivíduo, indefeso contra algo maior. Há quem se julgue invencível, há, e não são poucos. Debitam alegrias, seguranças, certezas - fortes e infalíveis. Provavelmente temos, todos nós, momentos em que assim nos sentimos, e não é mau, nada mau. A autoconfiança e o otimismo, aliados sobretudo à juventude, são motores de paixão pelos dias e potenciam as nossas maiores qualidades - e possivelmente os defeitos, também. Um encontro com a doença, com a debilidade, muda radicalmente mesmo a mais arrogante das almas. A humildade não pode advir senão do sofrimento, diria. De saber que podemos ser vencidos, facilmente, rapidamente. Nota-se, amiúde, no discurso de quem já passou por algo deste género. Há uma maior maturidade, uma maior serenidade, também, uma maior valorização de pequenas coisas em detrimento de grandes e - tantas vezes - efémeras coisas. Por isso, continuo a achar que é essencial saber o que é o sofrimento para a construção da sensibilidade e da humildade. Não que o defenda, que o aprecie, de todo, que o deseje, não. Apenas penso que quem sofreu é diferente. E, apesar de alguma amargura e revolta poderem estar subtilmente lá, a nobreza de alma tende a ser maior porque a empatia é, necessariamente, outra. Pode haver casos e casos. Há sofrimentos que resultam em revoltas violentas, por dentro e que atingem quem está à volta. Mas no caso do sofrimento físico, a tendência é uma espécie de elevação moral. De generosidade, até. Que não é visível necessariamente através de ações quotidianas, mas através de palavras, mudas até, de compreensão. As pessoas que sofreram, e fisicamente, pertencem a um outro departamento. Não se critica quem não pertence, essa sorte que lhes coube até agora é fabulosa, aproveite-mo-la, mas quem lá está, conhece-se, reconhece-se. E reconhece que o que importa está numa outra dimensão. 

9 comentários:

  1. Hoje entro só para dizer que o texto está fabuloso. Aconteceu-me no outro dia quando li um texto do Pedro Correia do blogue 'Delito de Opinião' e voltou a acontecer hoje com este da Fátima. Li mais do que uma vez, acontece quando gosto muito.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigada, maria, um beijinho e um excelente fim de semana. Prometo ir ao seu blogue atualizar-me assim que entrar de férias. :)

      Eliminar
  2. Sei o que dizes. Há pessoas que deviam pedir ao pai natal para passarem umas noites na urgência de medicina - é lá onde morrem velhinhos que já não sabem quem são abandonados por funcionárias de lares que acabaram o turno. Eu, sempre que me apanho numa sala de espera, sinto-me subitamente a vender saúde: TODOS estão piores do que eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São locais terríveis mas essenciais para se compreender um determinado número de coisas. Compreender que ninguém está imune ou acima de nada.

      Eliminar
  3. Já vivenciei e é mesmo assim. Maravilhoso relato de sentimentos profundos, assustadores e verdadeiros. Parabéns. Teresa Esteves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assustadores, sim, e verdadeiros porque reais. melhor seria não serem mas são. Obrigada e um grande beijinho, Teresa.

      Eliminar
  4. Texto muito refletido e de reflexão. Sei do que fala e estou plenamente de acordo consigo. Tão fortes e tão frágeis somos. Beijo e continue a escrever. Gosto muito dos seus posts.

    ResponderEliminar
  5. Texto muito refletido e de reflexão. Sei do que fala e estou plenamente de acordo consigo. Tão fortes e tão frágeis somos. Beijo e continue a escrever. Gosto muito dos seus posts.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tenho de agradecer as suas palavras, são muito encorajadoras. Retribuo o beijo. :)

      Eliminar