outubro 21, 2011

Do lado de dentro


Promo

                   Nunca tinha estado na RTP. Fui em serviço, com 25 alunos, e pude ver como se faz um programa de talentos. A espera, os takes, o público e como se programa os seus entusiasmos e aplausos, a adrenalina da equipa de produção, o profissionalismo concentrado da apresentadora, a descontração e humour do júri, os nervos dos concorrentes, os constantes retoques na maquilhagem, o cenário do estúdio e de como tudo nos surge maior, mais brilhante e mais natural depois no pequeno écrã.
                 Não tenho muita paciência para coisas ensaiadas. Gosto pouco de repetir as coisas e já estava saturada com tanta encenação. O cansaço da interminável viagem num autocarro escolar a precisar de reforma não ajudara. Mas ao mesmo tempo não consegui evitar uma sensação de entusiasmo por ver tão perto figuras conhecidas e apreciadas da nossa televisão e da música portuguesa. O lado adolescente não terá sido erradicado com os anos. Péssimo, poderá dizer-se. Mas curiosamente ele pode levar-nos a ser mais felizes, ainda que com coisas leves, possivelmente tontas e superficiais para alguns.
                No final o contato com as celebridades que temos, os sorrisos simpáticos, as palavras agradáveis, as fotos para a posteridade. Não dou valor aos autógrafos e, portanto, não os pedi. Mas chegar à fala e ser-se bem acolhido por figuras desta nossa praça tornou a jornada bem mais reconfortante. Ainda que por breves instantes, estes foram flashes (pois não é de luzes, palco e camaras de que falamos?) que nos animam e nos fazem ver as coisas (neste caso um programa televisivo) sob uma outra perspetiva. A de dentro.

3 comentários:

  1. Essas experiências são sempre engraçadas, quer para miúdos quer para graúdos :) Quando era pequena fui várias vezes a esses programas em passeios escolares... Chuva de Estrelas, Arca de Noé e outros programas que ainda hoje são uma marca televisiva e que nunca me saíram da memória, quer pelo que via em casa, em frente à tv, quer pelo que vi em estúdio!

    O programa é ' A Voz de Portugal'? Tenho curiosidade, sobretudo pelo desempenho de um dos jurados, o radical e inigualável Reininho :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, Dulce, é esse mesmo. Fui com a minha escola, EPADRV. Reininho é inigualável, mesmo - fez-me rir com tanta expreiência, audácia e humor inteligente. E lá tirei uma foto com ele, claro, depois de argumentar que era sua fã há anos... Um atrevimento que me encheu de tola alegria...como uma miúda. :) Faty

    ResponderEliminar
  3. Amiga, always in the spotlight! É só brilho! As estrelas ficaram ofuscadas com o seu brilho. Bom, já estou a disparatar e a exibir também o entusiasmo adolescente do contato com as estrelas, que, afinal, são mortais como nós. Mas que, às vezes, vale a pena conhecer! bjs ;) Marla

    ResponderEliminar