setembro 21, 2011

Há Lodo No Cais, ainda (e) bem.

A consciência e/ou a culpa. Provavelmente dos sentimentos mais difíceis de digerir e que mais podem perturbar a serenidade da nossa própria alma. Aqui, a (não)consciência da personagem de Marlon Brando põe em perigo o romance com a muito esquecida e aqui doce Eva Marie-Saint.  De forma ora terna, ora mais sensual, as cenas entre os dois são antológicas.


                           Edie: I want you to stay away from me.
                     Terry: Edie, you love me... I want you to say it to me.
                     Edie: I didn't say I didn't love you. I said, "Stay away from me!

No original, "On The Waterfront" - o clássico de Elia Kazan que vi e revi e que adoro, do género saber diálogos/deixas de cor. Ainda. Antigo, a preto e branco, sem efeitos especiais, realista e até político, será difícil as novas gerações apreciarem-no e mesmo conhecerem-no. E, no entanto, faz parte da história do cinema. Desde sempre, inesquecível.

2 comentários:

  1. Nunca vi.É mais um clássico a conhecer! Marla

    ResponderEliminar
  2. Decididamente. O Marlon Brando foi um grande ator, era belíssimo e continua a ser um ícone. Este filme fez história, foi aclamado e é desconhecido de muita gente. Claro que é difícil ver filmes a preto e branco, com uma fotografia já marcada pelo tempo, mas é um interessante estudo sobre a consciência e de como o amor pode renovar a alma e mudar a conduta de um indíviduo.

    ResponderEliminar