julho 20, 2011

De Ouro

Esperando por uma consulta, entretive-me a ler revistas de jornais. Deparei-me com uma, já de alguns meses atrás, que tinha como tema o Dourado. Entre outras coisas tinha um apontamento sobre homens louros que marcaram gerações, a nível artístico, futebolístico e até político. Achei a ideia engraçada e concordei que alguns deles são ou foram realmente marcantes. Inspirada por tal ideia fica aqui a minha lista.

1- James Dean

Cresci a ver cinema clássico na RTP. Os seus 3 filmes foram emblemáticos, pela rebeldia, beleza e vulnerabilidade. Fotogénico, as suas fotos fazem parte da galeria dos ícones.

2- Robert Redford



O que eu suspirei por ele em Flor à Beira do Pantano, com a Natalie Wood. E mesmo já depois da juventude ainda gostei de o ver em África Minha e Havana. Um expoente de romantismo.

3 - Steve McQueen
 


Fantástico actor de ação mas com inesquecíveis momentos de paixão. Bullit, Amar um Desconhecido, A Grande Evasão, Papillon, a lista de grandes filmes é longa.

4 - Rutger Hauer


Gosto deste holandês, enigmático, muitas vezes com papéis difíceis e estranhos e que adorei ver na fantasia romântica LadyHawke. Também bom em Blade Runner.

4 - Simon LeBon


O meu ídolo da primeira adolescência. Sim, tive o quarto cheio de posters dele e da sua banda, Duran Duran. Era um pop dos anos 80, criticado por muitos, mas adorado pelas fãs femininas. Não fugi à regra.

5 - Sean Bean


Não é um actor por aí além conhecido, mas eu gosto do cinema britânico e dos seus atores. Esteve tão bem na série da BBC, O Amante de Lady Chatterley. E depois em The Field, numa personagem sofredora.

6 - James Spader


Eu gostei de Sexo, Mentiras e Vídeo. E gostei de Loucos de Paixão. E de outros. Sensível, belo, doce e ao mesmo tempo assertivo.

7- Justin Timberlake


Não é que goste de todas as músicas, longe disso. Longe. Mas é tão eletrizante, tão magnético e sexy. Pronto, é isso.

8 - Jude Law


Muito interessante, muito bonito, excelente para filmes europeus - leia-se britânicos -  pela elegância e recorte ao estilo de "angry young men", ou seja bastante literário.


O mais certo é ter esquecido alguns mais. E ah, claro. Prometo fazer uma coisa idêntica para os morenos...

4 comentários:

  1. O Sean é óptimo, mas o Rutger Hauer também não é mau...mas há mais...muitos mais...Manuela M.

    ResponderEliminar
  2. O james Dean era giro, mas nunca me apercebi de que fosse louro (culpa das imagens a preto e branco). O Jude Law, outro "outlaw" ou bad boy giraço! Falta aqui o Brad Pitt, um verdadeiro blondie, que tem tanto de beleza como de talento! Matt Damon também acrescentaria... Espero ansiosamente pelos morenos! ;-) Marla

    ResponderEliminar
  3. Falta-me aqui o Brian Adams e O Jurgen Klinsmman essencialmente porque marcaram a minha adolescência e primeira juventude. O Brad sim é capaz...:) Mas não me marcou, curiosamente, talvez em Babel... Faty

    ResponderEliminar
  4. por gentileza,como consigo um poster do simon le bon?
    zignani@ig.com.br

    ResponderEliminar