janeiro 22, 2011

Hasta siempre...


A propósito de revolução...independentemente do rumo que algumas delas tomam e das nossas posições face a elas, é inegável a beleza da música cubana e a riqueza da cultura do povo cubano. Do filme- documentário, que adorei, Buena Vista Social Club.


Revolução...Ao som de uma música de excepção, este video combina, para mim, duas coisas que têm sido constantes da minha vida :o gosto pela liberdade e o gosto pela geografia. Assim como se as viagens não fossem senão vôos físicos, sensoriais, claramente, e também comportamentais, mentais, ou seja de como os dois se podem incrivelmente mesclar e completar a existência.
Porque a liberdade é também um conceito muito individual, que nós exercemos ou não, todos os dias, no nosso quotidiano. Não depende somente da organização e/ou conjectura política, social, laboral e afins. Depende da nossa vontade. Fazer escolhas, optar, opinar, dizer não, estão muitas vezes ao alcance de todos e nem por isso todos o fazem. Ou seja pode uma pessoa ser prisioneira de si própria, e dos outros que lhe são queridos, porque revoltar-se será precisamente mais dificil se não houver coragem para romper com os nossos próprios esquemas de vida. Daí que ser livre seja algo que não é fácil porque nos pode deixar sozinhos ou isolados e dar azo a conflitos, naturalmente. Portanto quão mais fácil e cómodo não nos aventurarmos em sair do rebanho e gritar a plenos plumões que não queremos.
Quanto à geografia, ela é um salto no mundo mais diverso, que nos enriquece e espanta. Ela é feita de raças e cores, terras e flores, diferenças e parecenças. O universo visto do ponto de vista das pessoas e das culturas, das práticas e das regiões. Será esta a dimensão da geografia que mais nos estimula e /ou instiga, dependendo da nossa capacidade de absorver o desconhecido e torná-lo conhecido.
Viajar por Cuba, que ainda não visitei, neste vídeo dá-me a sensação de viajar livremente para um mundo à minha escolha. Por isso fico feliz, apanhando o avião da minha alma e percorrendo uma terra que ainda é emblemática em sonhos de revolução. Ecos de hasta siempre....

3 comentários:

  1. Sopram ventos e tenho ganas de um mundo melhor e de liberdade! Não de uma liberdade de pacotilha e romântica...mas sim de um mundo mais justo e livre de se exprimir. Amo esta música e tudo o que ela me sugere, mas Cuba é exactamente um modelo de sociedade, em que o autoritarismo da ditadura, leva um povo à completa miséria.Iria a Cuba sim, com a esperança de que rapidamente lá poderia voltar e encontrar um povo livre.
    Sei perfeitamente que não estás a fazer a apologia deste modelo...eu é que estava aqui com vontade de desabafar sobre o assunto :))) desculpa a veemencia das palavras. Gi :)

    ResponderEliminar
  2. Bom, só tenho um comenttário: escreves muito bem.
    Há, de facto, aqui uma prosa intencional, clara e escorreita que dá gosto ler.
    joao de miranda m

    ResponderEliminar
  3. @ Regina - sim sim, não estava a fazer a apologia de nenhum modelo... apenas a registar a sensação que tenho ao som desta música e neste video...um cheirinho a revolução, que, na sua base, se pauta invariavelmente por conceitos bons.
    @João - obgda pelas palavras generosas, sabem muito bem, porque em relação a mim não são abundantes, vá lá saber-se porquê...:)
    Bjinhos para os dois Faty

    ResponderEliminar